Negócios

Planejamento Estratégico na Empresa Familiar

11 de julho de 2017

Atualmente as empresas operam em uma economia de constante mudança, com um nível de concorrência muito forte, muitas destas empresas possuem competidores de nível internacional, onde muitos concorrentes oferecem aos seus clientes serviços e produtos similares e com preços competitivos. Outro ponto a ser considerado é o que diz respeito aos consumidores, que estão assediados por ofertas muito atraentes por vários canais de comunicação, com propagandas e promoções cada vez mais criativas.

É neste cenário que a empresa familiar se coloca, com as mesmas pressões de mercado na busca de eficiência operacional e diferenciação de seus serviços e produtos, para garantir mais retorno para os seus investimentos e reconhecimento das suas marcas. O desafio que se coloca é o seguinte: “como garantir a perpetuação da empresa familiar em um cenário tão competitivo?

O planejamento estratégico é um meio para o crescimento estruturado da empresa familiar, além de ser a chave para a governança corporativa. Ele incorpora todos os aspectos gerenciais importantes da organização, com base na análise dos fatores internos e externos. O planejamento estratégico é uma ferramenta de apoio nas decisões da empresa, permitindo maior chance de sucesso. A elaboração de um plano de longo prazo requer inteligência e habilidades específicas no tema. Sua elaboração em uma empresa familiar requer compromisso por parte dos proprietários, além de conhecimentos e técnicas específicas para este tipo de empresa, pois envolve outras variáveis além das existentes no negócio, que são a família, o patrimônio e a sociedade.

Planejar a empresa familiar pensando no longo prazo, definir objetivos estratégicos, orientar os fundamentos organizacionais, modelar políticas e seus direcionadores no primeiro nível de gestão é a tarefa inicial, para garantir com segurança a Governança Corporativa. Quando tratamos de empresa familiar a criação e participação envolve três tipos de partes interessadas: a família, os sócios e gestores.

O Instituto Empresariar entende que a melhor forma de realizar o trabalho de planejamento estratégico se dá pela criação coletiva, que envolve todos. Todos participam. A necessidade de alinhar os interesses da família, os interesses dos sócios e objetivos do negócio abre espaço para a criação de um processo de discussão e co-criação de forma a debater de forma harmoniosa e equilibrada uma visão de futuro.

O processo do Planejamento Estratégico se dá por meio de uma metodologia baseada em autores de renome e adaptada pelo Instituto Empresariar para a necessidade específica da empresa familiar, proporciona um alinhamento de interesse da família, dos sócios e do negócio, cria instrumentos de monitoramento e comunicação entre os stakeholders e conecta os objetivos do negócio ao mercado. No final teremos um conjunto de diretrizes que contribuirão para gerar e manter vantagens competitivas superiores em relação aos seus concorrentes.

Benedito Morais; Consultor, professor e palestrante.

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