Matérias

Como aumentar a produtividade em home office?

O surto do Coronavírus (COVID-19) causou grandes mudanças nas formas de trabalho, entre elas o home office. Abaixo daremos dicas de como manter e até aumentar a produtividade no trabalho em casa.

1- CONCENTRAÇÃO E FOCO: Ao trabalharmos em casa tudo fica a nossa mão, então devemos evitar lanches fora de hora, conversar com familiares, acessos em redes sociais, etc. No home office seu foco deve ser desenvolver seu trabalho sem interferências. (ACHO ISSO BEM DIFÍCIL, INCLUSIVE PARA QUEM TEM FILHOS EM CASA… SUGIRO ESTABELECER ROTINAS COM PAUSAS PROGRAMADAS).

2- ORGANIZAÇÃO: É imprescindível manter um local em sua casa reservado para o home office. Inicie separando todos os materiais necessários para desenvolver suas atividades, dê preferência a lugares com boa iluminação e silenciosos.

3- BOA COMUNICAÇÃO: Comunicarmos é essencial, para isso faz-se necessário dominar alguns aplicativos, muitos deles gratuitos, como Google Hangouts Meet, Zoom, Microsoft Teams e até mesmo o Skype, plataformas como essas podem auxiliar o processo de comunicação nas organizações e com as equipes.

4- ORGANIZE SEUS HORÁRIOS: Um calendário ou agenda eletrônica podem ajudar a organizar melhor os compromissos de trabalho. Caso você não tenha o hábito de utilizar agenda eletrônica ou online, você pode imprimir um quadro e preencher manualmente com os seus compromissos. Mantenha sempre o calendário ou agenda em local visível.

5- CHEQUE A CAIXA DE ENTRADA DO SEU E-MAIL REGULARMENTE: Estabeleça uma frequência de tempo para verificar a sua caixa de e-mail, para não perder informações importantes, e-mails da empresa, solicitações de clientes, mas também que não atrapalhe a sua concentração.

6- APROVEITE O TEMPO PARA ESTUDAR: Home office não é sinônimo de férias e vai exigir cada vez mais organização. Muitas empresas disponibilizaram cursos, livros e conteúdos gratuitos online para que você possa passar esse período de forma positiva, adquirindo novos conhecimentos. Priorize aqueles cursos, que na sua percepção, podem agregar mais ainda nas suas atividades diárias.

7- PACIÊNCIA: Temos que manter a calma no processo, todos estamos aprendendo, então não precisa ansiedade. Seja empático com sua equipe, todos temos um tempo de aprendizado.

Espero que tenham gostado das dicas!