Matérias

Planejamento Sucessório – Por Cícero Rocha

Você já fez o seu planejamento sucessório?

Estou há mais de duas décadas trabalhando com empresas familiares. Durante a minha trajetória, uma das coisas que mais me chamam atenção é que o assunto “planejamento sucessório” ainda é uma questão um pouco delicada.

Vejo como uma defesa natural do ser humano na tentativa de evitar encarar o fato de que uma hora ele não vai mais estar presente.

No entanto, o planejamento sucessório serve principalmente para amenizar esta situação, organizando todas as pendências e responsabilidades existentes.

Muitas famílias, que até então viviam em harmonia, entram em conflito quando falece o (a) líder familiar responsável pela gestão. Isto é causado, principalmente, pela falta de tato ao conduzir este processo tão importante para o convívio familiar.

Dito isto, qual a melhor forma de realizar o planejamento sucessório na sua empresa familiar?

Para preservar o patrimônio e garantir sua justa e organizada distribuição, é preciso estar atento a detalhes técnicos – como a situação civil do (a) líder familiar – e também características de vínculos pessoais, como a inicialização da preparação do sucessor ideal no círculo familiar. Este sucessor não precisa obrigatoriamente ser o mais velho da família e sim aquele que possui maior capacidade organizacional e senso de gestão.

O planejamento sucessório contribui de forma positiva para a manutenção da estrutura familiar. É extremamente importante realizar de maneira antecipada, para evitar que os herdeiros passem pela complicada situação de tomar decisões delicadas, colocando em risco a união da família.

E é pensando nisso que eu estou aqui, disposto a ajudar todas as famílias empresárias que estão passando por este momento. Se você deseja realizar o planejamento sucessório no seu círculo familiar, entre em contato comigo que estarei de prontidão para auxiliar.

Cícero Rocha,

Fundador do Instituto Empresariar e Referência em Empresas Familiares.