Matérias

A influência da família nas empresas familiares

Costume de casa vai… para a empresa? A influência da Família nas Empresas.

As empresas familiares são consideradas empresas pouco duradouras e com isso acabam no descredito de toda a sua cadeia de valor, como funcionários, fornecedores, o mercado em que atua, banco de investimentos, clientes e sociedade em que está inserida.

Em muitos casos isso ocorre pois, os indivíduos–chave dessas empresas não reconhecem que possuem influências nas suas tomadas de decisões além do ambiente negócios, ou seja, há dimensões nas empresas familiares que precisam ser consideradas em todas as suas decisões. Dimensões estas que são: família, sócios, negócios e indivíduos-chave, tendo em vista que elas se inter-relacionam compondo o sistema vivo e orgânico que são as empresas familiares.

Uma vez que é considerada a relação da família com o negócio, estudos demonstram que as empresas familiares são consideradas um sistema de comunicação que toma suas decisões baseadas em premissas que são moldadas na família. Essas premissas são condições para a tomada de decisões que permite a coordenação intencional das decisões nas organizações.

Assim, as influências das empresas familiares nos negócios são denominadas de Familiness, que são um conjunto de premissas de decisão que expressam a influência da família de negócios em suas empresas.

Segundo estudos de Frank et. al (2017) as influencias ocorrem por meio de cinco aspectos relacionados ao interesse das empresas: propriedade, gestão e controle; nível de atividade dos membros da família no negócio; orientação para as outras gerações; vínculo empregatício da família no negócio; e identidade familiar nos negócios.

Sobre o aspecto de ter o compromisso em manter a propriedade, a gestão e os controles dos negócios na família ocorre quando há a presença de membros da família na alta gestão dos negócios e apenas membros são autorizados da família a participar da propriedade do negócio.

Já sobre o nível de atividade dos membros da família na empresa, relaciona-se com as competências e desempenho dos membros familiares serem semelhantes, em comparação aos não-membros da família. Assim, tornando a empresa mais competitiva e profissionalizada.

Além disso, outro ponto de influência é o compartilhamento de informações do negócio na companhia, que nem sempre são realizadas em reuniões estruturadas na empresa, como por exemplo, pode ser em uma conversa no jantar com seu cônjuge. No entanto o membro da família que atua no negócio levará também em consideração as conversas informais nas tomadas de decisões na empresa.

Mas também, considera-se como influência da família no negócio, quando há uma preocupação dos sócios em manter os negócios atraentes para os membros da família, em especial as futuras gerações, e também da exclusividade em vender as ações das empresas apenas para membros da família.

Diante do contexto em gerar um ambiente adequado para o desenvolvimento das gerações futuras, as influências da família no negócio se caracterizam também pela relação que os proprietários possuem com os seus empregados que costumam ir além da relação econômica, pois cria-se uma relação de confiança mútua, em que em alguns momentos eles são seus confidentes e que a empresa busca manter e desenvolver seus funcionários-chaves.

Por fim a influência da família nos negócios também pode ocorrer por meio de como a empresa interage com a sociedade e comunidade, como por exemplo a realização de ações que se preocupem com o bem-estar social da sua comunidade.

Logo percebe-se que a influência da família nos negócios nem sempre é originária nas ações da empresa, e em alguns momentos em situações informais e fora do ambiente corporativo. Diante disso, fazer o alinhamento entre as expectativas dos negócios, da sociedade e da família para que ambas as influências estejam em um sentido similar necessita-se de um método estruturado.

Com isso, o Instituto Empresariar, especialista em empresas familiares, possui uma metodologia chamada Balanced Family Business – BFB que parte da premissa que as empresas familiares precisam de um balanceamento entre as dimensões, sociedade, família, negócios e indivíduos-chave para que haja uma relação de harmonia entre esses papeis no contexto de famílias empresárias.

Quer saber mais sobre o BFB? Fale conosco.

Camilla Cruz
Especialista em Empresas Familiares
Doutoranda em Governança das Empresas Familiares- UNIFOR