Matérias

O que o líder de uma empresa familiar deve passar para seus sucessores? Por Cícero Rocha

Em uma empresa familiar, o poder não se transfere, ele é conquistado. A principal tarefa dos herdeiros é a construção de sua legitimidade perante os colaboradores e a família. Ao fundador cabe a tarefa de despertar no sucessor o interesse pelo negócio.

Além da transferência de poder e patrimônio, de um líder para o seu sucessor, há também uma sucessão que envolve a transmissão de conhecimentos. Mesmo com a saída do fundador, o planejamento e a administração do negócio podem continuar sendo conduzidos de forma semelhante à estabelecida pelo primeiro líder, ainda que com enfoque alterado, seguindo estilo de liderança diferenciado e de acordo com formações teórica e prática renovadas.

Um líder deve passar ao seu sucessor sua perspicácia, ensinar sobre a capacidade adaptativa às constantes mudanças e situações, criatividade e flexibilidade nas tomadas de decisões, para que assim o sucessor possa manter a família e os negócios livre de qualquer “intempérie”, ou seja, transforme a empresa em uma zona de segurança para a família.

O Instituto Empresariar pode ajudar sua empresa nesse processo de alinhamento, por meio de um método próprio, chamado BFB. Para mais informações entre em contato conosco!

Cícero Rocha,

Fundador do Instituto Empresariar e Referência em Empresas Familiares.