Matérias

Sucessão é, quase sempre um problema? Por Cícero Rocha

A sucessão pode ser um grande problema para uma organização se mal preparada e exercida! Há vários pontos em que uma sucessão pode falhar, como: falta de planejamento, decisões erradas, medo de assumir o posto de presidente ou gestor principal, falecimento de indivíduos-chave — caso a empresa não seja preparada maduramente para este possível acontecimento, conflitos entre equipe e gestão e ganância de poder entre os possíveis sucessores/familiares do (a) gestor (a).

No entanto, é preciso cautela na jornada de ambos os envolvidos, o sucedido e o sucessor, além de todo ecossistema empresarial que está incluso dentro das mudanças de gestão. Para evitar os possíveis problemas em uma sucessão é necessário que o sucessor prepare o seu sucedido, desde os valores repassados, cultura organizacional da empresa, material que é preciso conhecimento a cerca da empresa no geral e a capacitação por meio de cursos, palestras, reuniões e vivências. São etapas em que o sucessor vai sendo moldado para assumir e exercer com competência o papel de gestor.

Nessa fase que antecede uma importante sucessão, a comunidade da empresa, a sua liderança e a sua cultura têm papéis essenciais. Não pense que apenas quem escolhe e vota tem papel-chave. Se a organização é madura para encarar o processo, cada parte desempenha os seus papéis de forma íntegra e coordenada. A liderança e a cultura têm vida e força para influenciar aqueles que escolhem e manejam o processo sucessório.

Outro ponto é uma sucessão em períodos de crise, desafio dobrado. Vamos analisar duas situações muito comuns. Nos processos sucessórios, deve-se sempre considerar as competências objetivas, as subjetivas e aquelas que uma vez relacionadas ao propósito, unem esses dois grupos e fazem uma pessoa ou empresa ter características estadistas. Aliás, vale ressaltar que a ética é tão essencial que não deveria ser atributo, e sim pré-requisito básico. No mundo empresarial isso é de extrema relevância!

O segredo é ter em mente que a melhor alternativa para uma sucessão assertiva envolverá competência, valores, ética, capacidade de realização e a fundamental capacidade de união, hoje mais necessária do que nunca. Esses são alguns dos desafios neste processo.

Precisando de ajuda no processo de sucessão? Conte com a gente, nós sabemos como te ajudar.

 

Cícero Rocha,

Fundador do Instituto Empresariar e Referência em Empresas Familiares.