Blog

Empresa Familiar de Sucesso: Conheça as Principais Características

empresa familiar de sucesso

Não há como falar sobre como ter uma empresa familiar de sucesso sem antes abordar a questão familiar. Ninguém fica imune à influência do meio em que vive. Todos nós estamos nesse processo de interação com o outro, absorvendo desta relação vários comportamentos advindos da convivência.

 

A medida do sucesso de uma empresa familiar não é feita apenas em números comerciais, mas também na harmonia da família. 

 

Hoje é dia de falar sobre as principais características de uma empresa familiar eficiente. Vamos lá?

 

 

Como é uma Empresa Familiar de Sucesso

Nem tudo numa empresa familiar são negócios, reuniões, preocupações, relatórios e demandas. Há sempre um momento em que é preciso relaxar e soltar a carga que pesa nos ombros, sem ser negligente com os compromissos assumidos. 

 

As empresas familiares são um tipo de engrenagem que é movida por pessoas que, saudáveis,  conseguem dar conta do que está sendo pedido ou proposto. Caso estas comecem a adoecer, haverá desequilíbrio na máquina empresarial, podendo trazer desequilíbrios que afetam de alguma forma a equipe toda.

 

Uma empresa familiar de sucesso é preparada para lidar com as instabilidades, entendendo que elas fazem parte de um processo complexo e que sinalizam não só os erros, como também as melhores maneiras de acertar projetos e de fazer mudanças, pois está habilitada aos maiores enfrentamentos que podem surgir. 

 

Logo, instabilidades bem administradas, podem se transformar numa situação de desenvolvimento dentro da máquina empresarial da família empresária.

 

Principais Características

Como identificar uma empresa familiar de sucesso? De acordo com nossa expertise de duas décadas auxiliando empresas familiares, percebemos que as melhores empresas são aquelas que estão com um ambiente familiar balanceado. 

Se o indivíduo-chave está feliz e a família está em harmonia, naturalmente os negócios da família empresária vão fluir positivamente.

 

Empresa familiar eficiente não é aquela que remunera melhor o acionista, tampouco a mais produtiva. É aquela que tem produtividade, os indivíduos-chave estão satisfeitos, a família está em harmonia, e os sócios lucram mais com negócios eficazes. 

 

É preciso balancear esses aspectos. Uma empresa familiar de sucesso não se analisa em pouco tempo e sim a longo prazo, para que se faça possível entender quais foram as ações do fundador e quais serão as tomadas de decisão para o futuro da empresa.

 

A Importância de um Método

Nada disso estaria valendo se as empresas familiares de sucesso não seguissem um método. Ele é o fator-chave para os resultados positivos dos negócios da família.

 

Pensando nisso, o Instituto Empresariar possui a metodologia Balanced Family Business, que vem sendo utilizada com muito sucesso na implementação de processos de gestão de alta performance para empresas familiares.

 

Elaborada exclusivamente para empresas familiares, aplicamos o método BFB no planejamento estratégico de nossos clientes, visando alcançar a gestão de alta performance, por meio de técnicas, processos, ferramentas e postura, orientando a família empresária em questões pessoais e profissionais. 

 

Agora que você já sabe que o segredo do sucesso de uma empresa familiar está diretamente ligada com a aplicação de um método personalizado, você considera este processo importante?

 

Se você concorda, clique aqui e agende uma reunião com um dos nossos especialistas!