Blog

Empresas Familiares: O que são e quais as suas Características?

empresas familiares

 

Existem vários tipos de empresas familiares e elas podem atuar em inúmeros setores. 

 

Caracteriza-se como uma empresa familiar, empreendimentos fundados, executados ou geridos por membros da mesma família.

 

Hoje vamos falar um pouco deste tipo de empresa que vem revolucionando o mercado mundial!

 

Quais as dificuldades que uma empresa familiar enfrenta?

Empresas familiares, apesar de serem as mais rentáveis e duradouras do mercado,  possuem uma enorme dificuldade em passar da terceira geração. Por exemplo, uma empresa que começa pelo pai, naturalmente pode ir para o filho, porém, a partir daí diminuem as chances da perpetuação desta empresa familiar ser efetuada.

 

Também podemos citar o fator econômico como uma grande dificuldade para as empresas familiares. Em momentos instáveis, é natural que empresas diminuam sua capacidade ou até mesmo fechem as portas.

 

Por fim, questões pessoais familiares também podem atrapalhar a performance dos empreendimentos. Muitas vezes, brigas, conflitos e desencontros contribuem negativamente no desempenho da família empresária.

 

 

Quais os desafios das Empresas Familiares?

Para uma empresa familiar, é muito importante adquirir uma capacidade de perpetuação. Para isso, é preciso preparar toda a família para este processo. Indivíduos-chave, sucessor, esposa, irmãos e sócios da empresa. Todos eles precisam estar cientes do processo de mudança que a empresa familiar irá enfrentar.

 

A questão da adaptação da empresa aos novos tempos também é um fator que vale a atenção. Nem sempre uma empresa é rentável e duradoura seguindo o mesmo modelo de negócio. É preciso que o fundador ou o sucessor esteja de mente aberta para adequar a empresa às tendências mercadológicas. 

 

Como perpetuar as Empresas Familiares?

Para perpetuar sua empresa familiar, é preciso estar em contato com um especialista no ramo e também aplicar tanto na família quanto no negócio um planejamento bem elaborado, envolvendo questões pessoais e profissionais.

 

O Instituto Empresariar possui um Método BFB para perpetuação de empresas, além de uma preparada para lidar com famílias empresárias que desejam iniciar e desenvolver seu processo de perpetuação.

 

Clique aqui e conheça os nossos serviços!