Blog

Família Empresária: Saiba quais os Principais Temas Discutidos

família empresária

 

A essência de uma família empresária é a sua capacidade de perpetuação. Afinal, a própria família é uma instituição caracterizada pela continuidade no tempo. 

 

Um planejamento sistêmico e continuado irá potencializar essa capacidade de perpetuação, uma vez que a sua implementação auxiliará no alinhamento de missões, visões, e valores e de cada parte que compõe a empresa.

 

Esse alinhamento é essencial, pois, se há qualquer desajuste ou discordância no horizonte de expectativas e objetivos de uma empresa familiar, ela poderá ficar paralisada ou até mesmo ruir.

 

Hoje é dia de falar sobre os principais assuntos abordados nas famílias empresárias. Acompanhe!

 

 

Família Empresária: Tópicos Fundamentais

Família empresária que dialoga é uma família que consegue ser próspera e harmoniosa. Isso acontece, porque o diálogo fortalece as bases e constrói o respeito pelas diferenças. 

 

Abaixo, vamos citar três exemplos de assuntos que são debatidos entre famílias empresárias e que são importantíssimos para o seu sucesso.

 

  • Como crescer na empresa familiar?

Crescer na empresa não significa apenas alcançar um posto de maior responsabilidade, mas dispor de posturas que estejam alinhadas ao cargo que você quer conquistar ou já conquistou na empresa familiar. Antes disso, é preciso ter muito claro e alinhado quais são os valores dos indivíduos-chave que desejam crescer na empresa e como eles se combinam com os valores dos negócios e os da família.

 

Entre os valores e características que consideramos imprescindíveis para quem quer evoluir em um negócio familiar, destacamos a capacidade de gerenciar conflitos, o estado emocional perante os desafios do cotidiano e uma conduta alinhada aos valores da empresa.

 

  • Proteção da família dentro da empresa, dar ou não?

Quando falamos de empresa familiar, não existe uma divisão completa da área profissional e para o laço familiar emocional, afinal a família se reúne em casa e a equipe familiar logo mais se encontrará na empresa. Em vista disso, sabemos que esses vínculos podem trazer alguns desgastes nas duas áreas.

 

Para que isso não venha a acontecer, é necessário um exercício diário e intenso, além de uma ótima preparação psicológica em diversos momentos. Seja no conflito familiar ou na cobrança, na reclamação ou correção de um membro para o outro dentro da empresa familiar. Pois sabemos que não é fácil lidar com emoções e principalmente com pessoas as quais você tem um vínculo eterno.

 

A empresa familiar precisa ter políticas e regras claras acerca da atuação da família, pois isso irá fazer com que o negócio seja ainda mais efetivo e não afete de forma tão intensa a harmonia da família.

 

Há empresários que protegem sua família na empresa porque não fazem essa separação de forma adequada e isso gera comportamentos protetivos, negligentes e coniventes que acabam sendo percebidos pelo restante do ecossistema e causando intrigas, inferiorização, falta de espaço e até mesmo desmotivação, por parte dos funcionários que não são membros da família empresária.

 

  • Como resolver a questão da falta de propósito numa família empresária?

Pesquisas apontam que apenas 30% das empresas familiares sobrevivem até a terceira geração. Olhando pelo outro lado, isso significa que em 70% das empresas familiares, a família perde o controle organizacional e os relacionamentos internos também são destruídos.

 

Embora membros da família em diferentes gerações possam ter pontos de vista diferentes, um propósito compartilhado pode ajudá-los a alinhar seus valores e interesses em prol de uma missão comum. Como resolver? Estabelecer um propósito é essencial para ordenar estrategicamente sua empresa familiar. 

 

Ouça os indivíduos-chave e saiba qual estratégia sua família planeja. Assim, caso sua família cresça, você também saberá aumentar o seu patrimônio da empresa na mesma proporção. Converse sobre poder. Desta forma, é possível planejar toda a estrutura hierárquica de forma assertiva. 

 

Às vezes, os problemas na empresa familiar envolvem disputas por dinheiro ou controle e isso está diretamente ligado à relação entre os membros da família. O líder primário não pode fazer distinção de poder entre os membros, ou seja, não se pode dar mais poder para um indivíduo-chave do que para outro e assim sucessivamente com toda equipe. 

 

Recomendamos também que busque informações sobre sucessão e perpetuação. Com as informações corretas, a família empresária poderá enxergar antecipadamente como ficará o patrimônio durante o processo sucessório.

 

Como o Instituto Empresariar pode ajudar?

Por fim, gostaríamos de finalizar apontando que toda  família empresária precisa trabalhar seguindo uma metodologia. Assim, podemos garantir a organização necessária para o início da jornada da perpetuação. 

 

Por isso, recomendamos o método Balanced Family Business, criado pelo Instituto Empresariar. Ele é o único método brasileiro que balanceia a família em aspectos profissionais e pessoais, de forma detalhada e personalizada. 

 

O BFB diz que, apesar do indivíduo-chave ser perecível, empresas familiares podem se perpetuar por várias gerações. Basta estabelecer um propósito, balancear a família e manter um diálogo transparente.

 

Se o nosso conteúdo faz sentido para você, clique aqui e marque uma reunião conosco!