Blog

Gestão de Empresas Familiares: 3 Dicas Essenciais!

Gestão de empresas familiares

Durante o processo de gestão de empresas familiares, podem existir indícios de que algo precisa ser examinado, avaliado e diagnosticado de maneira certa. 

 

Uma família empresária que está em meio a um mercado que oscila regularmente, precisa estar vigilante para que a sua empresa não venha a sofrer estragos silenciosos por simples escassez de avaliação coletiva dos seus processos internos e externos. 

 

Empresa familiar que prioriza o horizonte deve prestar atenção para onde está seguindo e fazer as modificações apropriadas assim que notar ameaças à frente. 

 

Preparamos hoje três dicas que acreditamos ser primordiais para os negócios familiares. Acompanhe!

 

 

3 Importantes Técnicas para a Gestão de Empresas Familiares

Colocando em prática as dicas a seguir, você estará proporcionando um ambiente muito mais saudável para a sua empresa familiar. 

 

Organização e disciplina são fatores primordiais, que podem ser aplicados de várias maneiras no nosso dia a dia, portanto, listamos agora três conselhos imperdíveis:

 

1 – Aprenda a Separar as Finanças Pessoais das Organizacionais

Estabelecer uma boa gestão financeira na sua empresa familiar exige atenção redobrada, sobretudo no aspecto financeiro. São muitos compromissos, desde os mais simples aos mais complexos. É natural, durante o fluxo dos recursos financeiros, gastar além da conta.

 

Muitas vezes nos perguntamos ‘’Para onde foi o dinheiro?’’, acendendo o sinal de alerta acerca da sua administração com as finanças. É preciso ser extremamente cauteloso com o fluxo de caixa da sua empresa familiar. Você, gestor(a), deve estar sempre acompanhando os recursos financeiros que entram e que saem. 

 

Eles que vão ditar se o futuro reserva bons investimentos ou se está vindo aí uma recessão desafiadora. As contas da sua empresa familiar são diferentes de contas feitas para quitar gastos pessoais e, em hipótese alguma, devem ser misturadas.

 

2 – Realize um Processo de Sucessão Gradual

Transfira as responsabilidades com calma, em um passo a passo, de forma progressiva. É preciso envolver o sucessor.

 

Quando se pensa em sucessão empresarial, há toda uma preocupação gerada em torno daquele que irá assumir o comando dos negócios. Mesmo que haja um pré-definido, a questão maior que se abre é se ele tem as habilidades necessárias para abraçar tal responsabilidade e sustentar o legado que vai ser deixado em suas mãos. 

 

Para gerir esse novo posto é preciso uma visão ampla, notando as nuances de cada área e engajando positivamente os funcionários e sócios da empresa. Foi-se o tempo de gestores estressados, nervosos, maltratando todos os que entravam em sua sala. 

 

O novo posto de comando deve ser ocupado por mentes sadias e dispostas a ajudar com sua competência, fomentando o progresso, possibilitando o crescimento de todos num tom de respeito uns pelos outros. Vale salientar também que o sucessor deve possuir o insight de tomar decisões que elevem a harmonia da família.

 

3 – Esteja Preparado para os Imprevistos

Em tempos incertos, a melhor estratégia é a adaptação. Algumas empresas familiares trabalham com a ilusão de que a chave para uma grande estratégia é uma boa visão do futuro. Porém, é preciso entender que pequenas mudanças nas tendências de mercado podem gerar consequências negativas.

 

A solução para as empresas familiares é se concentrar em tornar-se mais capazes de lidar com mudanças inesperadas. No sentido estratégico, isso envolve criar uma mentalidade adaptativa entre os indivíduos-chave, colaboradores e sócios, construindo flexibilidade nos planejamentos e criando um ambiente mais dinâmico.

 

Tentar desenvolver previsões precisas é praticamente impossível, já que o futuro não é linear. É preciso ter disposição para se adaptar. As empresas familiares mais preparadas são aquelas que possuem consciência da incerteza do amanhã. 

 

Assim, elas garantem que a formulação da sua estratégia seja caracterizada por uma vontade de adaptação, conectadas à flexibilidade.

 

 

Gestão de Empresas Familiares: A importância de um Método e de uma Abordagem Adequada

Neste momento de mudanças que estamos vivendo, trabalhar seguindo uma metodologia embasada é essencial. Para que a gestão de uma empresa familiar seja eficaz, também recomendamos que a família empresária conte com um auxílio externo, que possua expertise em empresas familiares.

 

Um grande exemplo da eficiência de uma gestão são as suas bases de aprendizado e treinamento. Para ajudar empresas familiares brasileiras, criamos o método Balanced Family Business.

 

Por meio de técnicas, processos, ferramentas e postura, o método permite orientar de forma integrada os envolvidos nos projetos, sendo: qual a estratégia adequada, em como fazer as intervenções, quais ferramentas, quais as pessoas corretas, qual o momento, local certo e quais as abordagens mais adequadas a se utilizar. 

 

O BFB se integra a todo um processo e ferramenta de gestão de projetos, sendo totalmente projetado e sistematizado para o acompanhamento dos seus resultados pelos clientes, bem como possui método específico de abordagem de consultoria, desenvolvido pelo próprio Instituto.

 

Deseja saber mais sobre os nossos serviços?

Clique aqui e marque uma reunião sem compromisso!

 


Warning: Undefined array key 0 in /home/institutoempresa/public_html/wp-content/themes/empresariar/content-single.php on line 33

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/institutoempresa/public_html/wp-content/themes/empresariar/content-single.php on line 33

Gestão de Empresas Familiares

Gestão de Empresas Familiares: os segredos
de um profissional de excelência!

O gestor de empresas familiares existe para garantir que não ocorra nenhum desvio de liderança da empresa, garantindo que nenhum setor seja prejudicado.

 

Hoje em dia, podemos dizer que o gestor é uma necessidade fundamental para as empresas, tamanha a sua importância.

 

Mas para que ele seja de fato eficaz, é preciso seguir pontos importantes. Quer saber algumas características que definem um gestor de excelência? Acompanhe nossa matéria!

 

Como ser um expert em gestão de empresas familiares

Antes de delegar uma responsabilidade, um gestor de excelência precisa se perguntar: ‘’eu consigo cumprir as minhas próprias demandas?’’

 

Quem exerce um cargo de liderança numa empresa familiar se caracteriza por sua organização, poder de decisão e capacidade de cumprir metas.  Para motivar uma equipe, é preciso sempre mostrar a que veio, por meio de resultados e ações. Logo, quem lidera precisa dar exemplo dentro e fora da família empresária.

 

Quem hoje é um líder, também já foi coadjuvante numa equipe. Durante essa fase, para se tornar agente motivador, ele trabalhou seu desenvolvimento intelectual, por meio de pesquisas práticas e teóricas, que formaram uma do que ele se tornou mais tarde.

 

Um grande gestor deve passar aos seus funcionários toda a sua perspicácia, ensinar sobre a capacidade adaptativa às constantes mudanças e situações, criatividade e flexibilidade nas tomadas de decisões, para que toda a equipe se mantenha motivada.

 

Desenvolva suas capacidades como gestor

Se você deseja se tornar um grande líder da sua empresa familiar e saber todos os segredos de uma eficaz gestão de empresas familiares, recomendamos que você trabalhe suas propriedades intelectuais e habilidades pessoais.

 

Dominando ferramentas profissionais ao mesmo tempo que consegue lidar com os desafios diários de trabalhar as emoções das pessoas à sua volta, você se tornará uma referência no ambiente profissional.

 

O Instituto Empresariar possui uma gama de serviços e conteúdos embasados para ajudar você nesta jornada! Contamos ainda com o método Balanced Family Business, testado por organizações de nível nacional e internacional, além de aplicado em mais de mil cases!

 

Quer saber mais sobre Gestão de Empresas Familiares?

Clique aqui e conheça os serviços exclusivos do Instituto Empresariar!