Blog

Gestão de RH em Empresa Familiar: Saiba como Funciona!

gestão de rh em empresa familiar

 

O profissional que está ligado a gestão de RH em empresa familiar precisa estar atento a pontos importantíssimos que vão desde questões de empresa a questões pessoais da família empresária. 

 

E hoje, vamos abordar alguns destes temas. Primeiramente, precisamos lembrar que uma empresa familiar é como um organismo vivo, diferente de uma empresa não familiar, que tende a operar sob um sistema mecânico.

 

Fatores a serem levados em consideração

O gestor de RH de uma empresa familiar precisa ter uma visão holística, onde ele não pode ser enquadrado numa só característica. Este profissional não pode, em hipótese alguma, desconsiderar a família empresária, pois ela possui uma visão única, de priorizar quem chega primeiro na empresa, dando valor aos funcionários mais antigos. Logo, é extremamente importante observar esses fatos. 

 

Ressaltamos também a importância de reconhecer e entender os valores da família empresária.

 

Cada empresa familiar possui seus próprios valores, então é essencial que o profissional de RH entenda e aplique estes pontos no recrutamento, na seleção, no desenvolvimento e em outras questões relativas ao dia a dia do RH.

 

Recomendamos a este profissional que ele estimule a nova geração da empresa familiar a se envolver mais com a instituição, participando do processo de tomada de decisão e contribuindo com novas ideias. Por fim, adicionamos que é importante valorizar a parte societária da empresa, mantendo um bom relacionamento com os sócios, se posicionando e entendendo a necessidade de cada um.

 

 

Por que gestão de RH em empresa familiar é diferente?

Estudos científicos vêm provando que, sim, empresas familiares possuem uma gestão de RH diferente das empresas não familiares. A questão é que existe o que hoje está sendo chamado de ‘’bifurcação’’. Os fundadores de empresas familiares possuem certa dificuldade em não tratar funcionários familiares e não familiares de maneira diferente.

 

Isso leva aos gestores de RH a tratarem de forma diferente os funcionários que são familiares, já que é preciso entender as nuances particulares de uma empresa familiar.

Empresas familiares possuem em comum um ponto de singularidade, que é a possibilidade de famílias empresárias trazerem questões pessoais para o local de trabalho, podendo impactar diretamente o ambiente da instituição.

 

Portanto, o profissional pertencente a gestão de recursos humanos precisa estar atento para identificar situações em que cada colaborador necessite de uma atenção adequada.

 

Outro ponto relevante, é que a área de RH nas empresas familiares pode utilizar práticas de desenvolvimento humano aliado às diretrizes de sucessão do negócio e da família para que assim desenvolva os seus membros com uma orientação estratégica voltada para a longevidade da empresa familiar.

 

Como um método pode ajudar?

Elaboramos, aqui no Instituto Empresariar, o método BFB. E a partir dele, distribuímos o organismo vivo da empresa familiar no formato de uma árvore, organizando em quatro subsistemas: começando pelos indivíduos chaves, que são as raízes deste sistema; seguida da família empresária, representada pelo tronco; os negócios, que são os galhos e os frutos, representados pelo patrimônio.

 

Nossa metodologia ajuda a disseminar e integrar os valores, atitudes e interesses da família que potencializam o negócio e que também auxiliam no crescimento da riqueza sócio-emocional da família empresária.

 

Além disso, o método Balanced Family Business contribui para incorporar os interesses dos próprios indivíduos-chave, do sistema da empresa familiar, fazendo com que os mesmos criem pertencimento sobre a empresa que atuam.

 

Gostaríamos de saber: nosso conteúdo faz sentido para você?

instituto de empresa familiar

Caso seja do seu interesse, clique aqui e conheça nossos serviços personalizados!