Blog
Holding Familiar no Falecimento: É possível ser feito?
É possível realizar uma holding familiar após o falecimento do fundador?
Esta pergunta é de interesse de todas as famílias empresárias brasileiras: como proteger e assegurar o patrimônio de suas respectivas empresas.
Hoje, iremos falar sobre a viabilidade desta importante abordagem jurídica.
Holding no Falecimento: Que cuidados devem ser tomados?
Infelizmente, não é possível criar uma holding familiar após o falecimento do(a) fundador(a). Após a morte dele, automaticamente o espólio é instaurado, que não é a mesma coisa que a abordagem jurídica relacionada a uma holding familiar.
Logo, a única opção para lidar com os bens do(a) falecido(a) é constituir um inventário judicial, onde será necessário cumprir com obrigações relacionadas a taxas, impostos, honorários e demais obrigações jurídicas.
A medida mais válida e segura é realizar, com antecedência, um planejamento sucessório. É preciso que este planejamento inclua todas as características da família empresária, unindo aspectos pessoais e profissionais.
Holding Familiar no Falecimento: Como deve ser feito?
O planejamento sucessório será forma de cumprir com os desejos do fundador falecido e também alinhar a transição com a nova geração da família empresária.
Durante o processo de sucessão, o sistema jurídico de planejamento e proteção precisa ser intrinsecamente justo com os aspectos jurídicos necessários para a manutenção do poder do fundador.
Ele precisará manter seu poder de decisão e ter o direito de reverter a decisão da transferência de quotas enquanto o planejamento sucessório estiver em andamento.
Holding: Como o Instituto Empresariar pode ajudar?
Por fim, chegamos a conclusão que o planejamento sucessório é a única forma segura de lidar com os bens de um fundador falecido.
Ele garantirá toda a proteção jurídica e patrimonial, dando espaço para uma sucessão tranquila e harmônica dentro do ambiente familiar.
Aqui, no Instituto Empresariar, criamos a metodologia Balanced Family Business.
Com o objetivo de balancear a família tanto na configuração pessoal quanto profissional, o método BFB aborda em detalhes questões ligadas à holding familiar, planejamento sucessório, patrimonial e demais tópicos ligados à perpetuação.
Que tal marcar uma reunião, sem compromisso?