Blog
Holding Patrimonial Familiar: O que é e como fazer?
Como dar o pontapé inicial no processo de holding patrimonial familiar? Este questionamento é recorrente entre diversas famílias empresárias Brasil afora.
No artigo de hoje, separamos tópicos importantíssimos que ajudarão você a realizar este processo de forma segura, prática e com menos burocracia. Afinal, é preciso dar total atenção aos patrimônios familiares.
No momento em que uma empresa familiar abre uma holding, oficialmente significa que ela está deixando de ser dona do seu patrimônio, que a partir do fim do processo, fica aos cuidados de uma empresa privada.
O que é Holding Patrimonial Familiar?
O papel da holding é ser responsável por qualquer tomada de decisão relacionada ao patrimônio familiar. Lembrando que o processo de decisão numa holding é comandado pelos sócios da empresa.
Geralmente, caracterizam-se como holding familiar o modelo puro e o modelo misto. No modelo puro, a empresa administra apenas o patrimônio. Já no misto, a holding está autorizada a efetuar outras atividades além da preservação do patrimônio.
Ambos os tipos de holding familiar garantem maior segurança contra instabilidades e contam com redução de despesas relacionadas à documentação do patrimônio das empresas familiares. A escolha da abordagem está relacionada a uma questão de interpretação acerca do que é mais adequado para o patrimônio.
Como fazer uma Holding Patrimonial Familiar?
Quando é tomada a decisão de realizar abrir uma holding patrimonial familiar, é preciso que a família empresária converse entre si para que todos estejam de acordo com os tópicos estabelecidos.
É essencial que conflitos sejam solucionados antes da concepção da holding, pois disputas judiciais podem se tornar desgastantes e comprometer o patrimônio da família.
Apresentamos aqui, algumas dicas antes de abrir uma holding patrimonial familiar:
1 – Elabore um planejamento estratégico
Quando chega o momento de fazer um planejamento do patrimônio, é de extrema importância que seja feito um alinhamento estratégico entre o indivíduo-chave, a família e os sócios da holding familiar.
2 – Fique de olho no andamento dos processos
Observe a governança em seus mínimos detalhes, pois a questão sucessória e blindagem patrimonial através da holding são questões sensíveis, que podem impactar todo o comportamento da família e da empresa familiar.
3 – Contrate uma instituição especializada
Praticamente todo o processo de abertura de uma holding familiar se caracteriza por ser complexo, denso e com especialidades jurídicas.
Recomendamos que este processo seja tocado por uma instituição especializada em empresas familiares e famílias empresárias. Desta maneira todo o processo será realizado de forma imparcial e com conhecimento de questões relacionadas a melhor decisão a ser tomada para a preservação do patrimônio.
Holding Patrimonial Familiar: Como o Instituto Empresariar pode ajudar?
O Instituto Empresariar oferece total auxílio neste processo. Possuímos uma equipe 24 horas à disposição de famílias empresárias que desejam iniciar e desenvolver uma holding familiar patrimonial e garantir a conservação do patrimônio.
Somos criadores da metodologia Balanced Family Business, testada academicamente e aplicada em mais de mil cases Brasil afora. Sabemos exatamente como balancear a família, em aspectos pessoais e profissionais.
Que tal uma reunião sem compromisso?