Blog

O modelo BFB: desmistificando a transformação das empresas familiares

As empresas familiares são colunas vertebrais das economias ao redor do mundo, impulsionando o crescimento econômico e contribuindo significativamente para a geração de empregos e para a coesão social. Contudo, sua natureza intrincada apresenta desafios únicos, especialmente quando se trata da questão da perpetuidade. A complexidade de conciliar as dinâmicas familiares – subjetivas, emocionais – por vezes paradoxais com a gestão empresarial eficaz, torna a sustentabilidade dessas empresas um desafio constante.

 

Em ambientes complexos, como o das empresas familiares, um método se faz necessário para navegar pelas camadas de complexidade de forma estruturada e sistemática. Mas, o que exatamente é um método? Diferente de ferramentas, que são aplicativos ou técnicas específicas – processo de sucessão, acordo de sócios, planejamento estratégico, conselho, governança, protocolos da família, formação de acionistas, técnicas terapêuticas … – , um método é um conjunto organizado de princípios, características, conceitos e procedimentos usados para alcançar um determinado objetivo, utilizado pra orientar indivíduos na utilização das ferramentas adequadas dentro de ambientes complexos. Nas ciências, na educação, na gestão ou em uma cirurgia, métodos guiam a aplicação adequada de ferramentas e técnicas de forma coerente para alcançar resultados desejados.

 

Construir um método científico e técnico envolve etapas rigorosas de teste, validação e análise de resultados. Desde a formulação de hipóteses até a aplicação prática em projetos com consultores, conselheiros, executivos, empresários e a disseminação dos conhecimentos por meio de publicações e validações científicas em teses de doutorado. Cada passo é essencial para assegurar sua utilidade, aplicabilidade e relevância na prática.

 

Neste contexto de busca por soluções estruturadas, durante duas décadas, em mais de mil projetos aplicativos, surgiu e se desenvolveu o modelo Balanced Family Business (BFB), desenvolvido inicialmente como uma resposta às necessidades específicas das empresas familiares brasileiras – pequenas, médias, fechadas, multiculturais, um país de muitos países – até então assistidas por metodologias importadas que não conseguiam efetivamente de forma profunda garantir as suas perpetuações. Dado esse aspecto multifacetado, mas rico, das empresas familiares brasileiras, nos últimos anos o BFB já vem sendo reconhecido como uma solução também para o mundo, em especial na Europa – Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha … -, onde se concentram os estudo mais avançados
no tema.

 

O BFB reconhece que cada empresa familiar é um sistema orgânico – como uma árvore – único, um ecossistema, composto por 7 subsistemas ou perspectivas intercomunicáveis, cada qual com sua missão, composição, pilares, dinâmica e razão de ser. Este modelo destaca que, ao contrário das empresas não familiares — que operam como sistemas mecânicos e padronizáveis —, as empresas familiares são verdadeiros ecossistemas orgânicos, possuem um DNA próprio, são distintamente diferentes umas das outras, guiadas por um mindset de perpetuidade, tem alma.

 

O grande diferencial do BFB é a sua abordagem holística, moderna, simples, prática e integrável a outras áreas do conhecimento – psicologia, psiquiatria, medicina, direito, tecnologia, sociologia, administração …- propondo que o sucesso e a sustentabilidade de uma empresa familiar residem na capacidade de balancear eficazmente essas 7 perspectivas. Este balanceamento sustentável abrange desde a saúde e bem-estar dos indivíduos chave – fundadores, familiares e colaboradores antigos em cargos estratégicos-, a harmonia familiar, a profissionalização da gestão, evolução patrimonial dos sócios até a responsabilidade social e ambiental, culminando na busca por um propósito e significado que transcende a própria existência da empresa.

 

Ao aplicação do modelo BFB nas empresas familiares apresentaram resultados significativos, não só aumentando as suas chances de superar os desafios da perpetuidade, mas também se posicionando para construir legados duradouros e significativos. Este modelo não apenas oferece uma lente através da qual podemos entender a complexidade inerente às empresas familiares, mas também fornece um guia prático para sua gestão e evolução.

 

Para aqueles que desejam explorar mais profundamente como o modelo BFB pode ser aplicado para transformar empresas familiares, um artigo anexo e outros a seguir detalham técnicas específicas e exemplos de sucesso. Convidamos você a mergulhar nessa leitura complementar e descobrir como implementar o modelo BFB em sua própria jornada empresarial como empresário familiar, como conselheiro, consultor, empresário, executivo, professor …

 

O modelo BFB é mais que uma metodologia; é uma nova maneira de conceber as empresas familiares, enfatizando a importância de abordagens customizadas e integradas para garantir a harmonia entre os vários subsistemas que compõem essas organizações únicas. A verdadeira beleza desse modelo reside em sua capacidade de desmistificar, reconhecer e celebrar a singularidade de cada empresa familiar, guiando-as rumo a um futuro de sucesso e significado.