Blog

Patrimônio Familiar: Conheça as Boas Práticas dos 4P’s

patrimonio familiar

 

 

Você sabia que o patrimônio familiar está diretamente relacionado ao processo de sucessão?

 

O falecimento de um integrante da família é uma situação delicada. A situação torna-se ainda mais complexa se ele tiver ligações com os negócios da empresa familiar. 

 

O processo de proteção serve para preparar a família para este desafio. Serão tomadas medidas preventivas para assegurar o bem estar da família e o alinhamento do patrimônio. Uma das maneiras de realizar a proteção patrimonial é cumprindo os 4P’S do patrimônio. 

 

 

Patrimônio familiar: Conceitos básicos

Os quatro aspectos do patrimônio são elaborados juntamente com o método Balanced Family Business, a metodologia própria do Instituto Empresariar. 

 

Saiba agora como funciona os principais tópicos relacionados ao patrimônio:

 

1 – Planejamento Estratégico do Patrimônio Familiar

Na necessidade de um planejamento sucessório ou de uma blindagem patrimonial, é necessário que seja feito um alinhamento estratégico nele serão analisados os principais objetivos da sociedade empresária, os interesses futuros dos sócios e por fim os pilares básicos que irão fundamentar toda a sociedade empresária, também resguardando os interesses dos indivíduos- chave, da família e dos negócios. 

 

Isto significa que é primordial a existência de uma harmonia organizacional entre todos os integrantes da família, os sócios e o sucessor.

 

2 – O Poder

A questão do poder é um pilar que mexe com a estrutura familiar, mas ao mesmo tempo é indispensável para que o patriarca ou a matriarca saiba sinalizar para quem ele passará o patrimônio, afinal, transferência de poder é um assunto sério. Nesse ponto são definidos as quotas e/ou percentuais que irá ficar para cada membro da sociedade e isso direciona o poder de decisão dentro da sociedade empresária.

 

3 – Processos envolvidos no Patrimônio Familiar

Para o asseguramento do patrimônio familiar, é preciso aprender a interpretar os processos ligados à governança jurídica como conselho ou assembleia de sócios, manual do conselho de sócios e o mecanismo de acordo de sócios .

 

Isso acontece, pois abordagens importantes como planejamento sucessório e blindagem patrimonial são processos que impactam em todo o organograma societário de uma empresa familiar.

 

4 – As Pessoas

Como estamos lidando com pessoas, é necessário estar atento com os conhecimentos, habilidades e atitudes dos  sócios para que eles gerenciem o patrimônio da empresa familiar com   efetividade.

 

Indicamos que seja feito um tratamento personalizado e humanizado com o indivíduo-chave. Através do diálogo, naturalmente ele passará a compreender melhor os aspectos que envolvem a proteção do patrimônio familiar.

 

 

Como o método BFB pode ajudar famílias empresárias

Para auxiliar na conservação do patrimônio familiar, sugerimos a utilização de um método específico para empresas familiares, como BFB – Balanced Family Business.

 

Elaborado pelo Instituto Empresariar, o método BFB, além de preparar as empresas familiares, estabelece de forma mais clara a importância do tratamento do patrimônio familiar.  

 

Distribuímos o ecossistema da empresa familiar no formato de uma árvore. Assim, ele se divide organizando em quatro: Começando pelos indivíduos-chaves, que são as raízes deste sistema; seguida da família empresária, representada pelo tronco; os negócios, que são os galhos e os frutos, representados pelo patrimônio.

 

O método Balanced Family Business foi testado e aprovado em mais de mil cases, provando ser o mais eficaz para famílias empresárias que querem aumentar a performance dos seus negócios.

 

Gostaria de saber como o nosso método BFB pode auxiliar na preservação do patrimônio da sua família?

 

Clique aqui e marque uma reunião com um especialista do Instituto Empresariar!