Blog

Proteção Patrimonial: Saiba como proteger os bens da sua empresa familiar

proteção patrimonial

 

A proteção patrimonial está diretamente relacionada ao processo de sucessão.

 

Sabemos que o falecimento de um integrante da família é uma situação delicada. A situação torna-se ainda mais complexa se ele tiver ligações com os negócios da empresa familiar.

 

O processo de proteção serve para preparar a família para este desafio. Serão tomadas medidas preventivas para assegurar o bem estar da família e o alinhamento do patrimônio.

 

Nesta matéria, abordaremos o tema proteção patrimonial e vamos detalhar sobre como ele é essencial para sua família empresária. Veja!

 

 

Proteção Patrimonial: Aspectos 

Uma das maneiras de realizar a proteção patrimonial é cumprindo os 4P’S do patrimônio. Esses quatro aspectos do patrimônio são feitos juntamente com o método BFB, a metodologia própria do Instituto Empresariar.

 

Caracterizam-se como 4P’S; 

 

Planejamento estratégico: Alinhamento organizacional entre todos os integrantes da família, incluindo matriarca, indivíduo-chave e sucessor. 

 

Pessoas: Tratamento personalizado e humanizado com o dono do patrimônio. Através do diálogo, o indivíduo-chave passa a compreender melhor as nuances da proteção patrimonial.

 

Poder e Processos: Transferência de poder é assunto sério. O indivíduo-chave deve sinalizar com clareza quem estará incumbido de lidar com o patrimônio, assim também como aprender a interpretar os processos ligados à governança.

 

 

Patrimônio: Sua empresa familiar livre de impostos sucessórios.

A ação legal da proteção patrimonial se assemelha com a holding familiar. 

 

Exemplificando, esta abordagem oferece um outro nível de gerenciamento dos bens familiares. 

 

A proteção patrimonial cria um cenário jurídico que permite que uma nova empresa cuide de outra ou dos seus bens, sem se envolver em questões comerciais.

 

Logo, quando começa a prática da proteção do patrimônio, os impostos diminuem, por serem interpretados a partir da natureza jurídica. 

 

Isso acontece porque, quando uma família inicia o processo de proteção do patrimônio, elas não são mais proprietárias dos seus bens como pessoa física e sim passam a pertencer a uma nova instituição privada (pessoa jurídica).

 

 

Proteção de Patrimônio: Como o Instituto Empresariar pode ajudar?

Por ser um tópico complexo, recomendamos que este processo seja realizado por uma instituição especializada em empresas familiares. 

 

O Instituto Empresariar é uma instituição com tradição de experiências transformadoras, há duas décadas auxiliando famílias empresárias. Somos criadores da metodologia Balanced Family Business, testada academicamente e aplicada em mais de mil cases Brasil afora. 

 

Contamos com uma equipe de especialistas 24 horas à disposição de famílias empresárias que desejam iniciar e desenvolver uma proteção patrimonial.

 

Clique aqui e faça-nos uma visita online, sem compromisso!