Blog

Sucessão Rural: Como Começar?

sucessão rural

Hoje, com os crescentes investimentos no agro, é quase que obrigatório falar sobre sucessão rural. O desafio da sucessão neste setor é substituir o que antes era tido como insubstituível, já que as pessoas são absurdamente diferentes umas das outras e encontram-se em contextos diferentes. 

 

Como fazer para resolver essas pendências e elaborar um processo de sucessão rural eficaz e organizado? Este é o assunto que entramos em detalhes na matéria. Acompanhe!

 

 

Sucessão rural: Principais Desafios

É muito simplório achar que é somente uma pessoa que vem para o lugar de outra. Um novo membro liderando um ecossistema de uma empresa familiar rural pode ser como uma extensão maior e positiva para os resultados dos negócios. 

 

Os pontos de suma importância que precisam ser avaliados na transição entre sucedido e sucessor são: a perpetuação como um propósito norteador, o propósito dos indivíduos-chave (tanto pessoais como profissionais), os valores da família, dos negócios e dos sócios.

 

Além disso, o sucessor e o sucedido devem entender que estão diante de um desafio complexo e para tanto precisam de um método para simplificar e um auxílio externo com expertise em empresas familiares.

 

Cenário para o Futuro é Positivo

O lado bom é que, atualmente, cada vez mais os jovens que trabalham na área rural estão desejando permanecer neste setor. 

 

Inclusive, alguns deles que já saíram, estão voltando. Estão implantando criação de abelhas (polinização), participando da produção de temperos, verduras, investindo na agroindústria de leguminosas (como batata doce e cenoura), além da produção de chips, um salgado elaborado com produtos da agricultura, como a banana. 

 

O processo de sucessão abre um leque de possibilidades para a inovação de uma empresa familiar. Isso acontece, porque a nova geração está sempre em contato com novas abordagens de negócio, consequentemente, colocando o empreendimento da família na adaptação a uma nova interpretação do mercado.

 

A nova geração está começando a entender que eles são o futuro do setor. Logo, já está na hora de dar a devida  importância ao papel que eles têm na sociedade. Falando sobre perpetuação, as ações positivas da nova geração caem como uma luva para a eficácia de uma sucessão rural nas famílias empresárias.

 

Como o Instituto Empresariar pode Ajudar?

Para que o jovem decida permanecer trabalhando na área rural, ele precisa ser visto, valorizado e ter uma remuneração adequada ao cargo que ele ocupa. Claro, a família também tem papel importante no processo de apoiar o sucessor e permanecer atenta para que suas decisões não impactem na harmonia familiar.

 

É papel do fundador e da matriarca a iniciativa de contratar uma instituição especializada em negócios familiares, com intuito de melhorar a performance, diversificar seus negócios e perpetuar a empresa.

 

Um aspecto fundamental: toda família empresária precisa trabalhar seguindo um método. Ele garante a organização necessária para o início da jornada da perpetuação. Por isso, recomendamos o método Balanced Family Business, criado pelo Instituto Empresariar. 

 

Ele é o único método brasileiro que balanceia a família em aspectos profissionais e pessoais, de forma detalhada e personalizada.

 

Nosso método diz que, apesar do indivíduo-chave ser perecível, empresas familiares podem se perpetuar por várias gerações. 

 

Os fundadores das empresas familiares do setor rural devem estimular sua família empresária a estudar e analisar as estratégias de realizar uma sucessão rural segura e organizada.

Clique aqui e marque uma reunião, sem compromisso!