Blog
Agronegócio Familiar: 3 Dicas Preciosas para Empresários!
O setor do agronegócio familiar tem sido protagonista no nosso país por vários motivos. Desde a facilidade do plantio e cultivo à qualidade da gestão das empresas gerenciadoras.
Porém, algumas dessas empresas foram fundadas há décadas e permanecem sem investimentos em governança e planejamento sucessório. Nós, seres humanos, somos perecíveis. No entanto, empresas podem se perpetuar por várias gerações.
Estamos falando do Agro, um nicho extremamente rentável, que segundo estudos científicos da Fundação Dom Cabral, possui mais de 50% das empresas familiares faturando 100 milhões por ano.
Vemos como o grande desafio das empresas familiares do agronegócio a realização de ajustes na governança e o preparo para a perpetuação dos seus negócios.
Pensando em contribuir positivamente para o cenário do agro, preparamos três conselhos transformadores para empresários e empresárias do ramo. Acompanhe!
3 Recomendações Transformadoras para o Agronegócio Familiar
1 – Foco na Governança
Governança e planejamento andam lado a lado e são aplicados em todos os tipos de empresas e setores. Neste exato momento, uma gama de empresas familiares está necessitando de um auxílio para tratar especificamente de ajuste de governança.
Uma das vantagens da governança é que ela ajuda a estabelecer uma rotina de pensamento estratégico do negócio, alinhar os interesses dos stakeholders, dar transparência às informações também pode ser um canal de comunicação entre as partes interessadas.
No Brasil, empresas familiares ligadas ao agronegócio ainda estão em estágios muito diferentes quando se trata de gestão. Investir numa gestão eficiente no agro dá ao produtor o que podemos chamar de um controle maior na direção dos negócios.
Ainda há muito o que avançar sobre este tema.. É possível otimizar resultados estabelecendo projetos inovadores e realizando um bom modelo de governança, que incluem atividades do cotidiano da propriedade rural.
A governança é boa para as empresas e ótima para a sociedade. Ela agrega valor em iniciativas de ações sustentáveis. Com ela, essas ações não são sazonais ou momentâneas, pois entendem que elas fazem parte do negócio.
2 – Fique Atento às Oportunidades de Inovação
Não é surpresa que empresas familiares do agro sejam protagonistas na produção e exportação de alimentos com sustentabilidade e inovação.
De acordo com pesquisas, empresas familiares do ramo do agronegócio estão conseguindo suprir a demanda internacional de alimentos, desenvolvendo capacidade de gerenciar solos deficitários. O resultado está sendo uma maior variedade agrícola e pecuária, resultando num novo pacote tecnológico para máquinas e insumos.
Com esta nova abordagem, o sistema alimentício internacional vem se tornando cada vez mais dependente da agropecuária brasileira. Isso é fruto da inovação e do incentivo à produtividade sustentável aplicadas nos últimos anos.
A inovação do agronegócio familiar não é surpreendente. É o resultado desta nova distribuição de insumos, que automaticamente gera uma demanda por novos relacionamentos entre distribuição e venda. Isso acontece porque famílias empresárias são extremamente cautelosas e inteligentes na abordagem dos seus negócios.
Por causa de seu longo histórico de trabalho na empresa familiar, os indivíduos-chave normalmente têm um profundo conhecimento do que estão falando, da empresa e de seus clientes. Eles também passam um tempo considerável com seus colaboradores e se comunicam frequentemente com fornecedores, clientes e outras partes interessadas.
Além disso, muitas empresas familiares inovam com sua cultura “familiar” e seus relacionamentos próximos, que vão de fornecedores a clientes, contribuindo positivamente no processo de inovação desenvolvendo novas ideias, produtos e processos criativos.
Que tal acompanhar a tendência?
3 – Invista em um Curso de Sucessão Especializado em Agronegócio Familiar
Recomendamos que profissionais do agro estejam sempre atualizados acerca de questões ligadas ao processo sucessório.
Se você deseja expandir seus conhecimentos acerca da sucessão, acesse nossa plataforma Academy e conheça o nosso curso ‘’Sucessão Familiar no Agronegócio’’!
O curso apresenta o que há de mais completo no mercado acerca da sucessão no agro. A partir dele você pode escolher qual o melhor rumo para o seu aprofundamento no conhecimento sobre perpetuação dos negócios familiares. Não estamos falando aqui de uma sucessão de curto prazo. O planejamento sucessório traça um futuro seguro, tanto para família quanto para o seu agronegócio.
Uma das principais vantagens do nosso material é que todo o conteúdo sobre sucessão é elaborado exclusivamente para empresas familiares, apresentando uma didática de aprendizagem personalizada nas problemáticas relacionadas ao setor.
Nossos conteúdos são baseados em uma metodologia que potencializa suas experiências e transforma conhecimentos em resultados, desenvolvida pelo Instituto Empresariar. Estamos falando do método Balanced Family Business.
Conhecido como método BFB, ele é o único método do país elaborado exclusivamente para famílias empresárias e foi feito para balancear a família em aspectos pessoais e profissionais.
O material completo já está disponível na nossa plataforma digital Academy, basta se inscrever e começar os seus estudos!
Deseja saber o que mais o Instituto Empresariar pode oferecer à sua empresa familiar?
Clique aqui e conheça nossos serviços personalizados!