Blog

Empreendedor Familiar: Como ter sucesso em 2023?

empreendedor familiar

 

Definitivamente, não existe negócio de família de sucesso sem o empreendedor familiar. Excluí-lo desse processo é negar a essência da família empresária.

 

Em uma empresa familiar, o poder não se transfere, ele é conquistado. A principal tarefa do empreendedor familiar é a construção de sua legitimidade perante os colaboradores e a família. 

 

Além de gerenciar questões organizacionais, também cabe a ele a tarefa de despertar no sucessor o interesse pelo negócio.

 

 

Empreendedor familiar: Dicas Importantes

Muitos empreendedores argumentam: ‘’se tivéssemos previsto resultados, poderíamos ter feito um plano mais sólido.’’ Com isso, eles sobrecarregam seus colaboradores, fazendo-os apresentarem projeções mais precisas de como seu setor de atuação tende a evoluir, colocando em risco os resultados reais da empresa familiar.

 

Isso gera um efeito dominó, já que seus concorrentes irão seguir o mesmo modelo, pensando que a precisão das previsões é a chave para uma estratégia vencedora. Mas tentar desenvolver previsões precisas é praticamente impossível, já que o futuro não é linear. 

 

Já parou para pensar na quantidade de imprevistos que nos acontecem diariamente? O planeta está mais complexo e interconectado do que nunca.  

 

A crescente globalização, os avanços tecnológicos, as mudanças no comportamento do consumidor, a instabilidade geopolítica e os inúmeros outros fatores tornaram o futuro totalmente imprevisível.  É preciso ter disposição para se adaptar.

 

Para os Indivíduo-Chave, recomendamos cuidar dos aspectos relacionados ao seu comportamento e emoções para que quando os desafios organizacionais ou de família vierem, ele esteja preparado. 

 

No que se refere a família, é preciso deixar a família ciente das principais informações dos negócios de forma que aos poucos vá se construindo uma relação de transparência e confiança entre os membros. 

 

Os sócios não devem ser esquecidos. Faça uma análise de como está a governança jurídica do seu negócio e quais os mecanismos de proteção ao patrimônio que são utilizados.

 

 

Preparando-se para o Futuro

O empreendedor familiar necessita entender que é possível se aposentar e assegurar o processo de perpetuação de sua empresa familiar.

 

Além da transferência de poder e patrimônio, do empreendedor para o seu sucessor, há também uma sucessão que envolve a transmissão de conhecimentos. 

 

Mesmo com a saída do empreendedor que fundou a empresa, o planejamento e a administração do negócio podem continuar sendo conduzidos de forma semelhante à estabelecida pelo primeiro líder, ainda que com enfoque alterado, seguindo estilo de liderança diferenciado e de acordo com formações teórica e prática renovadas.

 

O líder empreendedor deve passar ao seu sucessor sua perspicácia, ensinar sobre a capacidade adaptativa às constantes mudanças e situações, criatividade e flexibilidade nas tomadas de decisões. 

 

Assim, o sucessor pode manter a família e os negócios livre de qualquer instabilidade, ajudando a transformar a empresa familiar em uma zona de segurança para a família.

 

 

Como o Instituto Empresariar pode ajudar o empreendedor familiar?

Uma coisa é fato: empresa familiar precisa seguir um método. 

 

Nesta jornada de mais de duas décadas ajudando empresas familiares, de modo algum o Instituto Empresariar poderia diagnosticar um problema sem oferecer a solução. 

 

Com o método BFB, trabalhamos a família empresária de forma integrada, orientando os envolvidos nos projetos, por meio de técnicas e processos. 

 

Com um método ativo, a família empresária pode enxergar qual a estratégia adequada, em como fazer as intervenções, quais ferramentas, quais as pessoas corretas, qual o momento, local certo e quais as abordagens mais adequadas a se utilizar.

 

Quer saber mais sobre como podemos auxiliar empreendedores familiares?

 

Clique aqui e marque uma reunião, sem compromisso!