Blog

Empresa Familiar – Saiba o que é, como funciona e suas principais características

empresa familiar

 

Uma empresa familiar atua em diversas áreas do mercado. Um fato interessante é que mesmo aquelas que atuam no mesmo nicho possuem características diferentes umas das outras. 

 

Isso ocorre porque cada família possui sua particularidade, um modo de viver e agir que também é replicado nas ações da empresa.

 

Hoje vamos entrar em detalhes acerca das empresas familiares, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado!

 

 

Que tipo de empresa pode ser considerada como Empresa Familiar?

Uma empresa familiar pode optar seguir pelo modelo tradicional, onde elas possuem capital fechado, tendo o controle administrativo e financeiro feito exclusivamente pelos membros da família. 

 

Outras empresas familiares seguem o modelo de administração familiar, sendo controladas pelos membros da família, mas com cargos de gestão ocupados por profissionais não familiares.

 

Também não podemos deixar de falar sobre o modelo híbrido, onde as duas atividades citadas acima se interligam. 

 

Por fim, uma empresa familiar pode se comportar sob um modelo de influência ou de investimento, onde os membros da família não participam da administração da empresa, mas possuem a maior parte das ações.

 

 

O que difere uma Empresa Familiar dos outros tipos de Empresa?

As empresas familiares são completamente diferentes de empresas não familiares e esta singularidade pode ser interpretada como um fator extremamente positivo.

 

Já está comprovado que em momentos de crise as empresas familiares são as que se recuperam mais rápido, pois possuem um processo de tomada de decisão muito mais prático e objetivo em comparação com outras empresas.

 

Enquanto as empresas não familiares se baseiam num sistema mecânico, onde cada um possui sua função com todos podendo ser substituíveis a qualquer momento, as empresas familiares possuem um sistema orgânico, que como em um organismo vivo, cada parte está interligada a outra.

 

 

Como funciona?

A essência de uma empresa familiar é a sua capacidade de perpetuação, afinal, a própria família é uma instituição caracterizada pela continuidade no tempo. 

 

Um planejamento estratégico, integrado e sistêmico irá potencializar essa capacidade de perpetuação, uma vez que a sua implementação auxiliará no alinhamento de missões, visões, objetivos, valores e planos de cada parte que compõe a empresa. A perpetuação da empresa familiar também depende de um bom planejamento sucessório.

 

O Instituto Empresariar possui uma equipe 24 horas à disposição de famílias empresárias que desejam iniciar e desenvolver seu processo de perpetuação.

 

Clique aqui e conheça os nossos serviços!