Blog

Planejamento Sucessório – Saiba mais sobre esta importante ferramenta para empresas familiares

planejamento sucessório

 

O planejamento sucessório é um processo crucial para as empresas familiares. E para que ele seja implementado da maneira mais assertiva possível, é preciso que seja elaborado em seus mínimos detalhes.

 

Hoje, mostraremos o caminho para um planejamento assertivo e bem organizado. Acompanhe agora!

 

O que é um Planejamento Sucessório?

Chegará uma hora em que os fundadores não estarão aptos a realizar o trabalho diário, porém, isso não significa que a empresa também tenha que diminuir o ritmo ou parar. Planejar a sucessão significa mapear probabilidades de perpetuação da empresa familiar. 

 

O planejamento sucessório deve ser realizado com calma, entendendo as necessidades da empresa e as características da família empresária. 

 

É extremamente importante que o sucessor em potencial esteja preparado para o processo sucessório. Porém, não apenas ele, como também o sucedido, a família, sócios e profissionais da empresa.

 

O Planejamento Sucessório Ideal

Para que o processo de sucessão seja realizado da forma mais organizada possível, é necessário que ele mapeie as estratégias da família, identifique o planejamento do negócio, compreenda a estratégia dos sócios e que verifique os possíveis sucessores. 

 

Muitas vezes interpretado como tabu, a execução do planejamento sucessório requer extrema atenção e conhecimento.

 

É recomendável que este processo seja tocado por especialistas em empresas familiares. Uma figura neutra na situação fará as escolhas mais apropriadas para a sucessão e saberá dialogar com cada membro da família.

 

O planejamento é um processo educacional. Logo, a participação da nova geração é fundamental, porque ela vem de uma fase de crescimento e expectativa.

 

Como fazer este Planejamento?

É essencial identificar quais são as estratégias da família, os acordos de convivência e o posicionamento do conselho familiar ajudarão a definir o caminho a seguir.

 

Também se faz necessário tomar muito cuidado com o dono do patrimônio, pois muitas famílias estacionam nesse processo por medo, seja pelo medo de avançar ou de sensibilizar o fundador. Em alguns casos, pode ser necessária a criação de uma holding familiar para a administração do patrimônio.

 

E como identificar o possível sucessor? É necessário alinhar o perfil mais aderente à empresa familiar e também considerar o bem-estar desse indivíduo ao atuar nessa posição considerando a sua saúde física, mental e espiritual.

 

O Instituto Empresariar possui uma equipe 24 horas à disposição de famílias empresárias que desejam iniciar e desenvolver um planejamento sucessório para suas empresas familiares.

Clique aqui e conheça os nossos serviços!