Blog
Holding Familiar e suas Vantagens
Assim como várias estratégias e abordagens, uma Holding Familiar possui vantagens e desvantagens. Porém, mais importante do que separá-los em tópicos, é compreender como eles podem afetar sua empresa familiar.
Já falamos aqui sobre as desvantagens de uma Holding Familiar, mas chegou a hora de mostrar o outro lado da moeda. Vamos lá?
O que é Holding?
Exemplificando, define-se como uma holding familiar o processo de implementação de um gerenciamento de bens familiares. Seria como se fosse uma nova empresa cuidando de outra, sem se envolver na parte comercial.
Partindo deste pressuposto, no momento em que uma família abre uma holding familiar, elas não são mais proprietárias dos seus bens, que agora passam a pertencer a uma nova empresa independente (holding).
Quais as vantagens de uma Holding?
Existem vários fatores positivos em abrir uma Holding Familiar. Vamos elencar aqui os três principais pontos que podem ser interessantes para você e sua empresa familiar. São eles:
- Processo sucessório assegurado juridicamente
A partir do momento que uma Holding Familiar está ativa, todas as decisões precisam passar por um conselho de sócios. Ele vai definir, de forma democrática, os próximos passos do processo sucessório.
O conselho da holding é vantajoso, pois diminui a possibilidade de conflitos e disputas judiciais.
- Maior segurança patrimonial
Como consequência da abertura de uma Holding Familiar, tem-se um maior tempo de processo para resolver questões relativas ao patrimônio, evitando surpresas desagradáveis, como um eventual bloqueio precoce dos bens.
Isso acontece porque o patrimônio não é mais controlado por Pessoa Física, que passa a ser Pessoa Jurídica.
- Impostos reduzidos e zero possibilidade de falência
Digamos que, na Holding da sua empresa familiar, existem declarados vários imóveis. Quando ela vender esses bens, a tributação sairá por volta de 14%. Caso você, Pessoa Física, desejasse realizar o mesmo processo, os tributos chegariam a quase 30%.
Por fim, outra grande vantagem é que uma Holding Familiar, aberta seguindo o modelo de Sociedade Simples, está incluída na Lei de Falências (Lei 14.112, de 2020), não estando sujeita a falência.
Holding Familiar e suas vantagens: Quem pode ajudar?
Recomendamos fortemente que este processo seja tocado por uma instituição especializada em empresas familiares.
Uma delas é o Instituto Empresariar, uma instituição com tradição de experiências exitosas auxiliando famílias empresárias. Somos criadores da metodologia Balanced Family Business, testada academicamente e aplicada em mais de mil cases Brasil afora.
Contamos com uma equipe de especialistas 24 horas à disposição de famílias empresárias que desejam iniciar e desenvolver uma sucessão familiar.