Blog

Holding Familiar: Saiba como proteger o seu Patrimônio!

holding familiar

 

O Holding Familiar é um assunto que é de interesse de todos os empresários e empresárias brasileiras: como proteger e assegurar o patrimônio de suas respectivas empresas.

 

Hoje, iremos falar sobre isso que ´é uma importante forma de garantir uma boa administração e por consequência, uma sucessão organizada dentro das empresas familiares.

 

 

O que é Holding Familiar?

É uma empresa criada com a missão de administrar o patrimônio de uma família empresária.

 

Sua finalidade é apenas planejar, assegurar e criar ferramentas de desenvolvimento para os bens familiares, não estando envolvida com questões comerciais.

 

Os bens a serem administrados podem ser desde cotas à recursos financeiros, incluindo também imóveis adquiridos como propriedade para investimento.

 

Quando uma empresa familiar abre uma holding, elas deixam de ser proprietárias dos antigos bens, que agora fazem parte desta nova empresa. No entanto, acontece que a família é proprietária da holding, que administra o antigo patrimônio da família.

 

Logo, ela não deixa de ser dona dos antigos recursos, apenas garante uma segurança legal, com contratos e negociações firmadas previamente entre todos os integrantes da família.

 

Como funciona uma Holding Familiar?

É responsabilidade direta da holding tomar todas as decisões relacionadas ao patrimônio familiar, sendo que tais posicionamentos são deliberados com a participação dos sócios da empresa.

 

Normalmente, existem dois tipos: mista ou pura. No que diz respeito a uma holding familiar mista, ela não controla apenas o patrimônio, mas também exerce outras atividades empresariais, no que diz respeito a questões comerciais. Já a pura administra somente o patrimônio.

 

Estas duas abordagens empresariais proporcionam maior segurança contra riscos patrimoniais e também contribuem para uma maior economia em relação a despesas relacionadas a manutenção da documentação da empresa familiar.

 

Como abrir uma Holding Familiar?

A família possui duas opções. Ela pode optar por uma empresa LTDA ou S/A. Por questões de deliberações societárias, é recomendável que a holding siga o modelo de empresa LTDA.

 

Assim, todos os sócios da empresa familiar têm seu recurso financeiro assegurado e também menos burocracia quanto a possibilidade da entrada de novos integrantes no setor societário da holding.

 

É estritamente recomendado que a família empresária organize um estatuto com regras e acordos firmados, para que tanto o patrimônio quanto a empresa esteja segura durante todo o processo.

 

Instituto Empresariar: Especialista em Empresas Familiares

O Instituto Empresariar possui uma equipe 24 horas à disposição de famílias empresárias que desejam iniciar e desenvolver uma holding familiar para proteger seus recursos.

instituto de empresa familiar

 

Clique aqui e conheça os nossos serviços!