Blog

Planejamento Patrimonial e Sucessório de uma Empresa Familiar

planejamento patrimonial e sucessório

 

Como aplicar o planejamento patrimonial e sucessório no seu projeto a longo prazo? Bem, ambos servem como uma estratégia de perpetuação ligada aos negócios. 

 

No entanto, o planejamento patrimonial visa assegurar os bens familiares. No tocante ao planejamento sucessório, ele visa criar um ambiente organizado de sucessão dentro dos negócios familiares.

 

Os dois possuem características distintas, mas possuem um só objetivo: manter vivo o que foi construído pela família. Acompanhe na matéria tudo sobre estas duas importantes abordagens.

 

 

A importância do Planejamento Patrimonial e Sucessório

O planejamento sucessório não acontece da noite pro dia. Ele deve ser realizado com antecedência, como um sinal de respeito ao sucedido e zelando o legado da empresa familiar.

 

Quando fazemos uma sucessão repentina, deixamos de avaliar aspectos importantíssimos e ficamos sem alinhar fatores pessoais e profissionais relacionados ao sucessor, o que pode ocasionar em problemas graves, que podem atingir tanto a família quanto a empresa.

 

É preciso perpetuar as empresas com inteligência – E o planejamento sucessório faz parte disso. Afinal, sucessão não é um evento de substituição, mas um processo de complementação.

 

Sobre o planejamento patrimonial, sabemos que a morte de um parente é uma situação muito triste, e pode ser complicada se esta pessoa estiver envolvida nos negócios da empresa familiar. No entanto, as famílias devem estar prontas para essa eventualidade.

 

Precisamos entender que o nosso dia chegará e temos que tomar medidas preventivas com relação ao patrimônio, à gestão e à família.

 

 

Planejamento de Patrimônio e Sucessão: Como Fazer?

Planejamento Patrimonial

É ideal que para o planejamento patrimonial, em primeiro lugar, seja realizado um acordo de sócios, com objetivo de evitar maiores conflitos. Em seguida, um acordo familiar também é extremamente recomendado, pelas mesmas razões.

 

Por fim, é importante realizar um mapeamento dos futuros familiares responsáveis pela gestão patrimonial. Uma vez previsto que o acordo entre estes três setores, o conselho de administração e o conselho de sócios devem liderar o processo de planejamento patrimonial.

 

Planejamento Sucessório

Envolver a família no processo de sucessão é essencial. Uma sucessão mal planejada provoca grandes atritos e estragos emocionais que promovem fissuras na harmonia da família. Claro, o processo de sucessão é complexo. Ele atinge diferentes setores da empresa e da família empresária.

 

Quando se pensa em sucessão, há toda uma preocupação gerada em torno daquele que irá assumir o comando dos negócios.

 

Para gerir esse novo posto é preciso uma visão ampla, notando as nuances de cada área e engajando positivamente os funcionários e sócios da empresa.  O novo posto de comando deve ser ocupado por mentes sadias e dispostas a ajudar com sua competência, fomentando o progresso, possibilitando o crescimento de todos num tom de respeito uns pelos outros.

 

Planejamento: Como o Instituto Empresariar pode ajudar?

É de caráter obrigatório que estes dois processos sejam tocados por um especialista em empresas familiares, pois ele saberá manejar as questões mais sensíveis, sabendo se comunicar especificamente com cada membro da família. Tudo com calma, antecedência e embasamento.

 

E é aí que entra o Instituto Empresariar. Somos uma instituição que atua há mais de 20 anos ajudando empresas empresárias em todo o país. Elaboramos o método Balanced Family Business, que é de uso exclusivo das famílias empresárias que desejam adentrar na jornada da perpetuação.

 

Gostaríamos muito de criar um projeto personalizado para sua família empresária. Que tal marcar uma reunião, sem compromisso?

 

Clique aqui e conheça os nossos serviços!