Blog

Processo de Sucessão: Desafios e Oportunidades

processo sucessório

O assunto processo de sucessão nunca foi tão abordado quanto ultimamente. Empresas fundadas e geridas por famílias possuem características singulares que fazem com que seus respectivos modelos de negócio sejam extremamente adaptáveis, favorecendo sua perpetuação. 

 

No entanto, apenas 30% dos negócios familiares atingem a terceira geração. Sobre este assunto, cada vez mais vem surgindo perguntas complexas, muitas vezes oriundas de pessoas que até mesmo não possuem ligação com empresas familiares. 

 

Vamos falar um pouco sobre este importante tema, que está presente em todas as empresas familiares hoje em dia. Acompanhe!

 

 

A importância de um processo de sucessão

Muitos questionam sobre a possibilidade de sucessão atrair problemas. Na verdade, um processo sucessório só se torna uma má experiência quando, no momento de sua elaboração, não existe embasamento. No entanto, é preciso cautela na jornada da família empresária, incluindo o sucedido e o sucessor, além de todo ecossistema empresarial que está incluso dentro das mudanças de gestão.

 

A falta de estímulo ao sucessor é um desafio preocupante. Muitas vezes o desinteresse não é por não gostar do trabalho. Pode estar ligado a questões de infraestrutura do negócio familiar, falta de comunicação dentro da família e pouca garantia de autonomia no ambiente profissional. 

 

O processo sucessório aplicado às famílias empresárias serve para incentivar a permanência do jovem, para que ele perceba a relevância da perpetuação do negócio familiar.

 

Para evitar os possíveis problemas em uma sucessão é necessário que o sucessor prepare o seu sucedido, desde os valores repassados, cultura organizacional da empresa, material que é preciso conhecimento acerca da empresa no geral e a capacitação por meio de cursos, palestras, reuniões e vivências. 

 

Essas são etapas em que o sucessor vai sendo moldado para assumir e exercer com competência o papel de gestor. Nessa fase que antecede uma importante sucessão, a comunidade da empresa, a sua liderança e a sua cultura têm papéis essenciais.

 

Oportunidades e vantagens

Se a organização da empresa familiar é madura o suficiente para encarar o processo sucessório, cada setor irá desempenhar os seus papéis de forma íntegra e coordenada. A liderança e a cultura têm vida e força para influenciar aqueles que escolhem e manejam o processo de sucessão.

 

Nos processos sucessórios, deve-se sempre considerar as competências objetivas, as subjetivas e aquelas que uma vez relacionadas ao propósito, unem esses dois grupos. Vale ressaltar que a ética é tão essencial que não deve ser interpretada como atributo, e sim pré-requisito básico. No mundo empresarial isso é de extrema relevância. 

 

O segredo é ter em mente que a melhor alternativa para um processo de sucessão assertivo envolverá competência, valores, ética, capacidade de realização e a fundamental capacidade de união, hoje mais necessária do que nunca. Essas são algumas das oportunidades deste processo.

 

Uma das principais vantagens do planejamento sucessório é que usa determinados mecanismos para orientar a sucessão. 

 

Podemos notar isso quando é permitido identificar e mapear quais são as estratégias da família, os acordos de convivência e o posicionamento do conselho de família no que se refere ao momento de ‘’passar o bastão’’ numa empresa familiar. 

 

Isso ajuda a estratégia mapeada através do planejamento estratégico da empresa, observando quais são seus caminhos futuros e alinhando quais serão os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para alcançar a efetividade dos negócios.

 

Como o Instituto Empresariar pode ajudar?

É extremamente importante realizar este planejamento de maneira antecipada, para evitar que os herdeiros passem pela complicada situação de tomar decisões delicadas, colocando em risco a união da família.

 

Para contribuir positivamente com o cenário dos negócios familiares, o Instituto Empresariar está disposto a ajudar todas as famílias empresárias que desejam se preparar para a sucessão. Somos uma instituição que auxilia empresas familiares há mais de duas décadas e criamos o método Balanced Family Business, um método de uso exclusivo das empresas familiares, validado por organizações nacionais e internacionais. 

 

Contamos com uma equipe de especialistas 24 horas à disposição de famílias empresárias que desejam iniciar e desenvolver um processo sucessório.

 

Nossos serviços fazem sentido para você?

 

Caso seja do seu interesse, clique aqui e conheça nossos serviços personalizados!