Blog

Sucessão Empresarial – Saiba como fazer a Sucessão em sua Empresa

 

A sucessão empresarial transforma vários setores de uma família empresária, principalmente o aspecto profissional. Podemos também citar o cargo, os processos, a estrutura de poder, a estratégia, a cultura, os recursos e assim vai…

 

É muito simplório achar que é somente uma pessoa que vem para o lugar de outra. Sucessão não é um evento de substituição ou exclusão, mas sim um processo de complementação. Um novo membro liderando um ecossistema da empresa pode ser como uma extensão maior e positiva para os resultados dos negócios.

 

Nesta matéria, falaremos um pouco sobre este importante tópico para empresas familiares.

 

 

Qual o melhor momento para realizar a Sucessão?

A sucessão familiar deve, preferencialmente, começar quando ainda há a presença do fundador, pois ele tem um conhecimento profundo sobre a empresa que construiu. Ele é a pessoa mais indicada para auxiliar na escolha de seu sucessor, bem como para treinar e desenvolver o escolhido em suas novas atribuições.

 

O processo de transição deve ser sempre pensado a curto, médio e longo prazo, mas sempre que possível, deve ser feito de forma gradual, seguindo um planejamento sucessório

 

Quanto mais tempo o sucedido tiver para preparar o sucessor, melhor. Esse tempo será necessário para avaliar o sucessor, treiná-lo, transmitir os valores da empresa e prepará-lo para ser bem-sucedido em sua governança. 

 

 

O que deve ser levado em consideração ao realizar a Sucessão Empresarial?

A observância da necessidade de sucessão, deve ter início antes que sua urgência seja sentida. Por isso a necessidade de haver sempre um planejamento sucessório, para que a empresa familiar não seja pega de surpresa na hora precisa de exercer o processo. 

 

Todo planejamento consiste em etapas, que são monitoradas e ajustadas, conforme as mudanças de cenários que o mercado apresenta, sempre objetivando o preparo em diversos momentos do negócio.

 

Esta preparação pode ser o fator determinante do sucesso e da longevidade do ecossistema familiar. 

 

 

Como escolher o sucessor correto para a Sucessão Empresarial?

A definição do sucessor deve estar sempre ligada à vivência e às habilidades que este tem com o negócio e com o cargo que ocupará. As relações afetivas e de parentesco não devem se sobressair na escolha. Deve haver uma rígida separação entre o que é família e o que é empresa. 

 

Os possíveis sucessores devem ter uma experiência consolidada no negócio da família e devem conhecer as áreas do empreendimento e possuir identificação com os valores e a cultura organizacional do ecossistema, para que isso também seja levado em questão na escolha.

 

Caso você queira bater um papo sobre sucessão empresarial, planejamento sucessório ou  preparação de sucessores, Clique aqui e conheça os serviços técnicos do Instituto Empresariar!